Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Algumas ideias: avaliação de Geografia - 4º ano

1 – Desenhe o que se pede:

Área urbana Área rural

2 - Agora complete as alternativas abaixo. Se for informações a respeito da área urbana coloque a letra (U) e caso for informações a respeito da área rural colocar a letra (R).

( ) Chamado normalmente por roça ou campo.

( ) Lugar do concreto, “terra do cimento”.

( ) Para muitos, ali podem encontrar a paz, pelo fato de que estão mais perto da natureza.

( ) Neste lugar encontramos disponíveis os profissionais: arquiteto, bancário, engenheiro, médico, etc.

( ) Enorme quantidade de casas, prédios e estradas.

( ) Neste lugar encontramos agricultores, pecuaristas e extrativistas.

( ) Também chamado por cidade.

( ) Nesse lugar existem áreas que o homem ainda não modificou, estão intactas.

( ) Possuem uma quantidade enorme de plantações e florestas.

3- Faça os desenhos de uma casa conforme as orientações:

a) Você está olhando a casa de cima para baixo;

b) Você está olhando a casa de cima para baixo, porém, de lado;

c) Você está olhando a casa de frente, observando sua fachada;

4- Complete os dados sobre seu lugar de vivência.

a) Bairro onde vive: _________________________________________________

b) Município: _______________________________________________________

c) Estado: _________________________________________________________

5 - Leia o texto:

Trabalhadores do campo

“Não bastam, as máquinas, pesquisas, descobertas e invenções. Sem os trabalhadores do campo nada acontece. Eles são a mão de obra responsável pelo preparo do solo, pelo plantio e pela colheita.

São eles que produzem o alimento que chega à nossa mesa. A maioria desses trabalhadores rurais é contratada somente em algumas épocas do ano, principalmente durante o plantio e a colheita. São trabalhadores temporários. Esses trabalhadores são madrugadores, pois antes de surgirem os primeiros raios de sol já estão na estrada, para pegar os caminhões que vão levá-los às fazendas.

Lá estão imensas plantações de trigo, de soja, de milho, de café, de cana-de-açúcar, de arroz, de batata, além das lavouras de hortaliças e pomares de árvores frutíferas. Os bóias-frias, homens e mulheres, trabalham de sol a sol e, apesar de realizarem uma tarefa tão importante, como a de produzir o alimento que consumimos, nem sempre têm o seu próprio sustento garantido. Além disso, são mal remunerados, ganham pouco pelo muito que realizam”.

Teddy Chu. Do campo à mesa; o caminho dos alimentos. São Paulo.

a - Os bóias-frias enfrentam problemas para realizar seu trabalho?

b- Os bóias-frias cuidam principalmente de quais produtos?

6 - Leia o texto.

“Os agrotóxicos – herbicidas, fungicidas e inseticidas agrícolas – quando usados em grande quantidade poluem o meio ambiente, contaminam as águas e fazem a terra perder seus nutrientes.

O desmatamento de grandes florestas e o manejo inadequado de áreas cultivadas vem provocando rápidas e graves alterações na cobertura vegetal do planeta.”

Segundo o texto, quais os problemas causados por:

a) agrotóxicos?

b) desmatamentos?

c) Quais as possibilidades que existem para resolver esses problemas?

7 - Observe com atenção a sala de aula ao seu redor. Procure objetos que tiveram origem na natureza, a partir da retirada de matérias-primas. Em seguida complete o quadro.

Objeto

Matéria-prima

8 – Existem três atividades que são realizadas no campo: A agricultura, pecuária e o extrativismo. Existe a agricultura de subsistência e a agricultura comercial. Preencha as tabelas a seguir de acordo com a numeração correspondente.

(1) Agricultura comercial

(2) Agricultura de subsistência

( ) Necessita-se de pouca mão de obra.

( ) Produção em pequena escala, apenas para sobrevivência da família.

( ) São utilizadas técnicas modernas, como a rotação de culturas.

( ) Produção em grande escala, para exportação.

( ) São utilizadas técnicas primitivas, tradicionais.

( ) Necessita-se de muita mão de obra.

( ) Utilizam-se de latifúndios.

( ) As máquinas ajudam o homem à arar, plantar e colher.

( ) Produção em tempo record, mais rápido possível.

( ) Utilizam-se de minifúndios.

( ) Instrumentos que ajudam o homem a capinar, puxar terra, cavar buracos para plantar.

9- Atualmente existem arquitetos e outros profissionais da construção que desenvolvem projetos de casas e edifícios procurando causar o mínimo possível de prejuízos ao meio ambiente. Leia os dois anúncios de jornal para venda de imóveis a seguir. Grife com lápis vermelho aspectos da construção dos imóveis que poderão contribuir para melhorar o meio ambiente.

a) Vendo sobrado em excelente estado de conservação.

Preço abaixo da avaliação.

Estação doméstica de tratamento de esgoto e localização com fácil acesso ao

metrô.

b) Condomínio fechado, casas com vista deslumbrante.

Sistema de energia solar e captação de água da chuva.

Com 3 dormitórios, ampla sala, cozinha planejada e jardim planejado.

10- Nos municípios, além das três atividades já citadas, temos também as indústrias. As indústrias são divididas em três seções: Indústria Extrativa, Indústria de Base e Indústria de bem de consumo. Explique cada uma delas.

Indústria Extrativa

Indústria de Base

Indústria de bem de consumo

11 - No município onde você vive existem indústrias extrativas e indústrias de bens de consumo?

a - O que produzem?

b - Há poluição no meio ambiente? Qual?

12 - Nos municípios, além das atividades voltadas para agricultura, pecuária, extrativismo e as indústrias, há em muitos casos a atividade artesanal.

a) Essa atividade é importante para a população? Procure justificar sua resposta.

b) No município onde você vive há atividade artesanal?

sim ( ) não ( )

Em caso afirmativo, qual ou quais?


Beijinhos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início